Efeito Tyndall - Estética - O que Pode Causar e Como Evitar.

Efeito Tyndall na Estética

Efeito Tyndall
07/10/2019 Complicações

Efeito Tyndall na Estética

Efeito Tyndall Artigo – estudado pelo físico inglês John Tyndall, é o espelhamento da luz em partículas em suspensão, ou um efeito óptico de dispersão da luz causado por partículas de uma dispersão coloidal – uma mistura heterogênea.

Você pode observar efeito quando partículas de poeira suspensas no ar, se tornam visíveis, por meio de um feixe luz. Outro bom exemplo é quando começa a garoar, e se não temos certeza se está ou não chovendo, naturalmente buscamos pontos de luz que tornam as partículas de água visíveis.

Efeito Tyndall no Preenchimento

O efeito tyndall pode ocorrer após o preenchimento com ácido hialurônico sendo a maior incidência no procedimento realizado com objetivo de amenizar a profundidade na área dos olhos para corrigir olheiras.

Algumas das possibilidades do efeito ocorrer após o preenchimento cutâneo com ácido hialurônico são:

  1. Injeção muito superficial do produto
  2. Volume de produto injetado maior que o esperado para a área
  3. Migração do produto de um plano profundo para um plano superficial

Em um primeiro momento pode ser confundido com a equimose pós procedimento, sua ocorrência pode ser tardia, podendo ocorrer após meses da realização do procedimento.

O mais importante é que o Efeito Tyndall não causa nenhum risco a saúde do paciente, pode inclusive ser disfarçado com uso de maquiagem. Sua correção motivada exclusivamente por fins estéticos.

E por que a área na qual ocorre o Efeito Tyndall fica azul?

O ácido hialurônico utilizado nos preenchedores é um gel transparente que em contato com a luz refrete ondas azuis. A queixa do paciente é que a região na qual houve implantação do preenchedor está com coloração azulada.

Efeito Tyndall – Como tratar?

Uma opção é o tratamento com laser, massagem, drenagem ou eventualmente o uso da hialuronidase.

Como evitar?

Executar a injeção do preenchedor no plano correto.

O Preenchimento com Ácido Hialurônico é um procedimento minimamente invasivo porém a sua execução deve ser realizada sempre por um profissional habilitado.

0

Autor e Referências

Conteúdo escrito por Ticiana Garrido, Médica, CRM 117293 em 18/10/2019 – Atualizado em 03/12/2019.

Para saber mais sobre o Efeito Tyndall consulte a Wikipedia.

0

Temos muito Conteúdo Técnico para você. Aproveite!

Fique por dentro de todas as novidades técnicas da estética, nossas facilitadoras participam de congressos e eventos e contam tudo aqui para você. Acesse a nossa base de Conhecimento e atualize-se.

0

A Extética está a sua disposição. Tem alguma pergunta ou sugestão?

Participe! Contribua enviando informações complementares. É só entrar em contato com a gente: Extética Contatos – escolha seu canal preferido e escreva sua mensagem.

0

Conheça nossos Cursos de Estética

A Extética realiza Cursos de Estética Avançada. Nossa equipe participa dos mais importantes eventos (congressos, feiras e cursos) e todo conteúdo considerado relevante é incluído no conteúdo dos cursos, isso faz com que possamos oferecer cursos atualizados.

Curso de Anatomia

Curso de Harmonização Facial

Curso de Harmonização Corporal

Curso de Complicações em Estética

0

Quem leu esse artigo também se interessou por:

Hialuronidase na Estética

Diplopia

0

Cadastre-se para Receber as Novidades da Extética!

Você vai receber todo sábado um resumo com tudo que foi publicado na página da extética. É só informar o seu nome e e-mail abaixo e clicar em enviar.

Compartilhar: