Hialuronidase - Uso na Estética, tudo que você precisa saber!

Hialuronidase – Uso na Estética, tudo que você precisa saber!

28/09/2019 Conteúdo Técnico

Hialuronidase – Uso na Estética, tudo que você precisa saber!

Hialuronidase ou Hialozima (Suspensa no Brasil desde 2013) ou Hialuronoglucosaminidase – é uma proteína, uma enzima produzida a partir de três origens: origem testicular bovina, origem do testículo de ovinos e a recombinante humana, produzida por meio de células do ovário de hamster, que contém albumina humana.

A principal função da Hialuronidase Injetável não é dissolver o Ácido Hialurônico utilizado no preenchimento, porém com o aumento e popularização dos procedimentos estéticos minimamente invasivos como o preenchimento labial, o preenchimento na região dos olhos, a harmonização facial, o preenchimento de sulco nasogeniano com AH, essa enzima passou a ser utilizada para correção nos casos de excesso de preenchimento cutâneo.

O uso da hialuronidase no paciente com preenchimento de ácido hialurônico é considerado hoje off-label, ou seja, não há descrição em bula do medicamento da eficácia, efetividade e nem indicação da hialuronidase como tratamento de dissolução de ácido hialurônico em preenchimento dérmico.

Hialuronidase para que serve

A Hialuronidase é facilitadora da difusão de outras substancias, diminui edemas e também diminui volume, difunde, melhora a difusão de substâncias no tecido por que ela degrada o AH presente na matriz extra celular.

Hialuronidase Tempo de Ação

Estudos apontam que o nosso organismo reconstitui essa matriz extra celular até 48h após a aplicação. A substância tem efeito descrito a partir de minutos após a aplicação e pode atuar até 48h.

Sabe-se também que quanto maior a concentração, quanto maior o crosslinking, quanto maior a coesividade do AH usado no preenchimento, e também a profundidade, se é subcutâneo ou periostal, a hialuronidase vai ter sua ação aumentada ou diminuída.

Hialuronidase
Hialuronidase

Hialuronidase Antes e Depois

Nem todas as complicações estéticas são reversíveis.

Há evidências do uso da hialuronidase sem efeito em pacientes que fazem uso de determinados medicamentos como cortisona, estrógenos, hormônio adrenocorticotrófico, salicilatos e anti-histamínicos.

Então, intercorrências como: granulação, edema, nódulo, assimetria ou efeito Tyndall não são absolutamente reversíveis com a hialuronidase.

Pois é preciso considerar o produto que foi utilizado, a concentração desse produto, o plano de aplicação e quais medicamentos o paciente faz uso.

Hialuronidase para Reverter Preenchimento

Felizmente há bons resultados da aplicação da Hialuronidase após preenchimento cutâneo. Preenchimento labial e Preenchimento de olheiras são os procedimentos mais comuns revertidos com hialuronidase.

Quais as possíveis reações adversas?

Efeitos colaterais da hialuronidase injetável não ocorrem com frequência, sendo as reações no local de aplicação o principal deles.

Hialuronidase Como Aplicar – Recomendações para profissionais

É recomendável que profissionais estetas que realizam preenchimento cutâneo com AH mantenham em seu estoque uma quantidade mínima de hialuronidase enzima, lembre sempre de verificar a validade do produto.

Não administre a hialuronidase em regiões tratadas com toxina botulínica nas últimas 72 horas.

Siga atentamente as instruções da bula do medicamento e atente-se ao calibre da agulha que é diferente para cada caso.

Evite conflitos e informe seu paciente sobre o uso off-label da hialuronidase.

Hialuronidase Comprar

Existem laboratórios dos quais você pode comprar a substância ou você pode manipular que e uma solução mais barata porém com a mesma eficácia.

Hialuronidase Injetável onde Comprar – farmácias de manipulação e laboratório de medicamentos.

Download do Artigo Hialuronidase em PDF

Você pode baixar esse conteúdo em PDF, para isso clique aqui Hialuronidase PDF

0

Autor e Referências

Conteúdo escrito por Dra. Ticiana Garrido, Médica, em 06/10/2019 – Atualizado em 02/11/2019.

0

Temos muito Conteúdo Técnico para você. Aproveite!

Fique por dentro de todas as novidades técnicas da estética, nossas facilitadoras participam de congressos e eventos e contam tudo aqui para você. Acesse a nossa base de Conhecimento e atualize-se.

0

A Extética está a sua disposição. Tem alguma pergunta ou sugestão?

Participe! Contribua enviando informações complementares. É só entrar em contato com a gente: Extética Contatos – escolha seu canal preferido e escreva sua mensagem.

0

Conheça nossos Cursos de Estética

A Extética realiza Cursos de Estética Avançada. Nossa equipe participa dos mais importantes eventos (congressos, feiras e cursos) e todo conteúdo considerado relevante é incluído no conteúdo dos cursos, isso faz com que possamos oferecer cursos atualizados.

Curso de Anatomia

Curso de Harmonização Facial

Curso de Harmonização Corporal

Curso de Complicações em Estética

0

Quem leu esse artigo também se interessou por:

Diplopia

Efeito Tyndall

0

Cadastre-se para Receber as Novidades da Extética!

Você vai receber todo sábado um resumo com tudo que foi publicado na página da extética. É só informar o seu nome e e-mail abaixo e clicar em enviar.

Compartilhar: